Carregando...

  • Home
  • Notícias
  • Proposta susta portaria sobre fabricação de luminárias na Zona Franca de Manaus

Proposta susta portaria sobre fabricação de luminárias na Zona Franca de Manaus

Projeto argumenta que regras geram desequilíbrio regional

O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 338/20 susta a Portaria Interministerial 4/20, que estabelece o processo produtivo básico de luminária com fonte de luz em estado sólido a ser desenvolvido por indústrias instaladas na Zona Franca de Manaus.

 

Segundo o texto em tramitação na Câmara dos Deputados, a norma dos ministérios da Economia e da Ciência, Tecnologia e Inovações regulamentou a produção das chamadas lâmpadas de LED (light-emitting diode) e de outros dois tipos similares.

 

Zarattini quer evitar prejuízos a indústrias instaladas em outras regiões
“A Associação Brasileira da Indústria da Iluminação (Abilux), com apoio da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), realizou estudos e concluiu que há perigo de desequilíbrio inter-regional”, disse o autor, deputado Carlos Zarattini (PT-SP).

 

“A fixação de regras para fabricação de luminárias de LED na Zona Franca de Manaus impacta diretamente a estrutura de custos da produção nacional, criando distorções sobre o parque industrial já instalado em diversas regiões do País”, continuou o autor.

 

Tramitação

 

A proposta será analisada pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para o Plenário.

 

Reportagem – Ralph Machado
Edição – Cláudia Lemos

 

voltar