Se você não conseguir visualizar esta mensagem, acesse este link.

ano 14 - nº 186 - julho 2025

PRÊMIO PROJETOS DE ILUMINAÇÃO 2025

PRÊMIO ABILUX PROJETOS DE ILUMINAÇÃO

Inscrições poderão ser feitas até o dia 31 de julho de 2025

Prêmio ABILUX

As inscrições para a décima primeira edição do Prêmio ABILUX Projetos de Iluminação poderão ser feitas até o dia 31 de julho de 2025. O concurso é destinado a todos os profissionais de iluminação, arquitetos, lighting designers, engenheiros, cenógrafos, decoradores, estudantes e profissionais das associadas ABILUX. Estes últimos, poderão se inscrever nas categorias: OBRAS: Estações Ferroviárias, Rodoviárias, Depósitos, Galpões, Arenas Esportivas, Pavilhão de Eventos, Túneis, Vias Públicas e Prédios Públicos e PROJETOS ESPECIAIS: aqueles realizados na aplicação de luz e/ou radiação para efeitos psicossensoriais, para Horticultura, Saúde (minimização de vírus e bactérias), Criação de Animais, Combate a Insetos Vetores de Doenças, Controle de Intensidade e para Automação, dentre outros.

O Prêmio tem como objetivo destacar os melhores e mais eficientes projetos de iluminação realizados entre julho de 2023 e julho de 2025.

Acesse o regulamento e inscreva-se →

 
NOTÍCIA

CAIXA ACOLHE PROPOSTAS DA ABILUX E ATUALIZARÁ REFERÊNCIA SINAPI PARA LUMINÁRIAS LED VIÁRIAS

A Caixa Econômica Federal, por meio de sua equipe técnica, acolheu as propostas da ABILUX apresentadas no Ofício nº 193/2024 e aprovou atualizações nas fichas técnicas das luminárias LED de iluminação viária no âmbito da referência SINAPI. A medida representa uma evolução técnica e institucional relevante para a valorização da qualidade e da conformidade nas contratações públicas em todo o país.

Entre os avanços aprovados estão a criação de uma família homogênea específica para luminárias LED viárias (Atualmente luminárias para Iluminação Pública dividem a mesma família de Lâmpadas LED), assim haverá a separação dos preços desses equipamentos em relação às lâmpadas LED convencionais, a adoção de faixas de potência mais restritas para coleta de preços, bem como a atualização das normas técnicas exigidas — agora alinhadas à Portaria INMETRO nº 62/2022 e demais referências normativas aplicáveis.

O novo texto da ficha técnica SINAPI passará a contemplar, de forma explícita, requisitos de desempenho como grau de proteção IP66, resistência a impactos IK08, fator de potência mínimo de 0,92, proteção contra surtos de tensão (DPS interno), vida útil mínima de 50.000 horas, garantia mínima de 60 meses, entre outros atributos fundamentais para garantir a durabilidade e a segurança das instalações públicas de iluminação viária.

Saiba mais →

 
EVENTO

RODADAS DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS

19 e 20 de Agosto | paralelamente ao LEDforum 2025

A ABILUX, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), realizará, por meio do projeto de exportação Lux Brasil, mais uma edição das Rodadas de Negócios Internacionais do setor brasileiro de iluminação. Neste ano, a ação ocorrerá paralelamente ao LEDforum 2025.

As rodadas acontecerão nos dias 19 e 20 de agosto na sede da FIESP na cidade de São Paulo e os seis (06) convidados internacionais participarão das palestras e visitarão a exposição de produtos nos dias 21 e 22 de agosto no Hotel Tivoli, seguindo a programação oficial do LEDforum.

O perfil dos participantes internacionais é de importadores, distribuidores, representantes, especificadores (arquitetos e lighting designers) e lojistas do setor de iluminação da América Latina e América do Norte.

Inscreva-se até dia 10/07 →

 
EVENTO

Forum Nacional de iluminação urbana

Realizado pela ABCIP, ABILUX e ABRASI, o III Fórum Nacional de Iluminação Urbana já está com as inscrições abertas. Será realizado no dia 28 de agosto de 2025, em São Paulo (SP) e reunirá especialistas, gestores públicos e empresários para discutir tendências, avanços tecnológicos e regulamentações que impactam a infraestrutura urbana. Alinhado à constante evolução do setor, o fórum abordará temas fundamentais como cenários atuais e perspectivas, atributos da indústria nacional; aspectos jurídicos e regulatórios; inovação tecnológica e gestão inteligente; eficiência energética e sustentabilidade; relação entre iluminação urbana e segurança pública; efeitos das mudanças climáticas, e boas práticas e soluções sustentáveis para o desenvolvimento urbano.

Empresas associadas à ABILUX têm dois (02) cupons de desconto exclusivos!

Dúvidas sobre cupons? Entre em contato pelo WhatsApp: (11) 99735-2732

Acesse para mais informações e inscrições →

 
EVENTO

WEBINAR: CONECTANDO COM O VAREJO DOS ESTADOS UNIDOS: OPORTUNIDADES COM A RANGEME E ECRM

Webinar

Dia 15 de julho de 2025, às 16h00 (horário de Brasília), o escritório da ApexBrasil na América do Norte realizará o webinar “Conectando com o Varejo dos Estados Unidos: Oportunidades com a RangeMe e ECRM”. A iniciativa é voltada a empresas brasileiras interessadas em ampliar sua atuação no mercado norte-americano por meio de ferramentas digitais de conexão com grandes redes varejistas. O evento apresentará ambas as plataformas: RangeMe e ECRM. Juntas, essas ferramentas digitais formam uma solução integrada para facilitar o contato entre fornecedores brasileiros e os principais compradores do mercado norte-americano.

Inscreva-se →

 
EVENTO INTERNACIONAL

NEARSHORING AMERICA LIGHTING 2026

Nearshoring

A ABILUX está organizando, pela segunda vez, a participação de empresas do setor de iluminação e componentes na Nearshoring America Lighting 2026, que acontecerá, em Dallas (EUA), de 10 a 12 de janeiro de 2026. Os expositores serão uma vitrine de fábricas e fornecedores, não só de luminárias acabadas, mas também de partes e componentes da cadeia de suprimentos do setor a serem selecionados com base em sua história, experiência operacional e entrega. As empresas expositoras, provenientes do Brasil e de outros países da América Latina, serão minuciosamente avaliadas para garantir que sejam legitimamente capazes de apoiar parceiros importadores da indústria norte-americana.

O investimento para participação inclui, além de estandes de 5,5m² a 12m², estrutura para instalação de peças na parede e teto, mesa, cadeiras e eletricidade.

A primeira edição da Nearshoring America contou com a participação de sete empresas associadas à ABILUX: Alfalux Iluminação, Audax Electronics, Eficilux, Foco Metallo, Intral, Traceled e Zagonel e teve o propósito de facilitar a conexão entre marcas e representantes de empresas norte-americanas com fábricas da cadeia de suprimentos do Brasil e da América Latina com o objetivo de substituir fornecedores asiáticos.

As empresas interessadas em participar desta ação devem preencher o formulário de interesse →

Em caso de dúvidas, entrar em contato com arnaldo@luxbrasil.net

 
EVENTO

SMART GRID FÓRUM/2025 - 17º Fórum Latino-Americano de Smart Grid

A ABILUX está apoiando institucionalmente o SMART GRID FÓRUM/2025 - 17º Fórum Latino-Americano de Smart Grid, que acontecerá nos dias 4 e 5 de agosto de 2025, no Centro de Convenções Frei Caneca, 6º. Andar, em São Paulo (SP).

Associados ABILUX têm desconto de 20% nas inscrições.

Saiba mais →

 
MANUAL DO CAPÍTULO DE COMPRAS PÚBLICAS

ACORDO COMERCIAL BRASIL-CHILE

Brasil - Chile

As relações entre o Brasil e o Chile são de longa data e caracterizam-se pela estreita relação política, comercial e cultural entre os dois países. As compras públicas são uma das maiores portas de entrada para fazer negócios com o governo e isso vale também no contexto internacional, especialmente entre Brasil e Chile.

O Acordo Comercial Brasil–Chile inclui um Capítulo exclusivo sobre Compras Públicas (Capítulo 12), que abre oportunidades reais para empresas participarem de licitações em igualdade de condições, tanto em solo brasileiro quanto chileno. Isso significa acesso a novos mercados, mais transparência e segurança jurídica nas contratações públicas.

O Manual do Capítulo de Compras Públicas explica passo a passo como sua empresa pode se beneficiar dessas regras e entrar nesse mercado altamente estratégico.

Acesse os arquivos →

Expo

Empresas brasileiras interessadas em expandir seus negócios no mercado paraguaio já podem se inscrever para participar da Missão Empresarial – Expo Paraguai Brasil 2025, promovida pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A iniciativa acontecerá de 8 a 10 de setembro, na Ciudad del Este, Paraguai, durante a 16ª edição da tradicional feira binacional – Expo Paraguay Brasil.

Com o tema “Indústria: motor do progresso”, fortalecendo os laços entre Brasil e Paraguai e abrindo espaço para trocas comerciais, institucionais e de conhecimento. A Expo Paraguai Brasil é uma feira multissetorial, reconhecida por impulsionar parcerias estratégicas e oferecer uma vitrine qualificada para os produtos e serviços de ambos os países.

Acesse o regulamento →

Inscreva-se →

 
GUIA ABILUX

GUIA ABILUX DE AUTOMAÇÃO DE ILUMINAÇÃO

Confira no canal da ABILUX, no YouTube, o Webinar de lançamento do Guia de Automação de Iluminação realizado no dia 23 de junho de 2025.

Inscreva-se no canal →

 
NOTA DE FALECIMENTO

MARILENA AZAMBUJA NEVES KALLANGIAN

Marilena

É com profundo pesar que a ABILUX – Associação Brasileira da Indústria de Iluminação informa o falecimento da Sra. Marilena Azambuja Neves Kallangian, ocorrido no dia 01 de julho de 2025. Por 40 anos, a Sra. Marilena contribuiu com seu exímio trabalho como secretária executiva da Entidade. Sempre presente, se comunicava de forma clara e eficiente com todos. Acompanhava de perto os projetos e processos da ABILUX e “socorria” a todos com o seu conhecimento. Solucionava dúvidas ou indicava os melhores caminhos para se alcançar soluções para os mais diversos problemas. Mas a história da Sra. Marilena junto a entidades de classe patronais teve início bem antes de 1985. Em 1969, Dona Marilena (era assim que todos a chamavam) dava início a sua carreira como secretária executiva. SINDIVIDRO, SINDISUPER, SINDILUX, SINDRELOJOARIA e ABTS contaram, nesses 56 anos, com a sua capacidade no gerenciamento das entidades.

 

Abilux Informa é uma publicação da Abilux • Associação Brasileira da Indústria de Iluminação
Av. Paulista, 1313, 9º andar, cj. 913 • CEP: 01311–923 • São Paulo/SP
Tel.: (11) 3251–2744 • abilux@abilux.com.br

Edição e Revisão: Caliandra Cunha

Coordenação e Redação:
Senatore Assessoria de Comunicação
Tel:. (11) 98289-3680

Jornalista responsável/Editora:
Ana Maria Senatore – MTB 15.953
ana@senatorecomunicacao.com

Produção e Distribuição:
Agência Elemento
elemento@agenciaelemento.com.br

www.abilux.com.br

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada,
adicione o e–mail abilux@abilux.com.br ao seu catálogo de endereços.

A ABILUX respeita a sua privacidade e é contra o spam na rede.
Se você não deseja mais receber nossos e–mails, cancele sua inscrição aqui.