O ano de 2022 foi desafiador para as indústrias e para o mercado brasileiro, com os adventos de eleições acirradas, guerra da Ucrânia e a realização da Copa do Mundo de Futebol.
Contudo, em meio a tudo isto, a indústria de iluminação brasileira se reinventou. Venceu dificuldades como a falta de matérias-primas, o aumento de custos dos insumos e ofereceu ao mercado produtos de qualidade com reconhecimento internacional.
Há que se destacar a parceria com lighting designers e arquitetos, que valorizam seus projetos ao especificarem produtos de excelência produzidos no Brasil. A iluminação pública também merece destaque, pois verificou-se a conscientização crescente dos órgãos governamentais que entenderam que é possível obter significativa economia de energia com a instalação de produtos com a tecnologia LED, hoje uma realidade em todo o território nacional.
O ano de 2023 já começou e chegou com boas notícias do novo governo, que além de manter a redução do IPI, estuda findar esse imposto da cadeia tributária federal. E já há estudos para redução de outros impostos a fim de tornar a indústria brasileira mais competitiva nas demais esferas administrativas.
Enfim, a promessa de um olhar mais criterioso para as indústrias aqui instaladas por todos os agentes tornou-se necessidade imediata para o avanço de nossa sociedade.
O consumidor já entende que os produtos fabricados no Brasil possuem qualidade assegurada e garantia de performance nos projetos.
A ABILUX, sempre atenta às necessidades do setor que representa, já tem agendado em seu calendário de ações para este ano, encontros de promoção comercial com potenciais compradores internacionais e rodadas de negócios com clientes da América do Sul, EUA e Europa. A presença e a participação de associadas em feiras e exposições internacionais e locais está garantida por meio do programa de exportações da Entidade, o Lux Brasil.
Estamos trabalhando intensamente com entidades parceiras para a realização de evento que reunirá prefeitos e secretários municipais com o objetivo de divulgar os benefícios oferecidos por equipamentos de Iluminação que utilizam as mais novas tecnologias, como a LED, e também apresentar o atual estágio de tecnologia das nossas indústrias.
Há ainda a realização do Prêmio ABILUX Projetos de Iluminação, que em função da pandemia da COVID 19 deixou de ser realizado em 2021. Em 2023 chega à sua décima edição remodelado e com muitas novidades.
Teremos muito trabalho. Esse ano promete!
Roberto Saheli
Presidente da ABILUX