Carregando...

Conheça os vencedores do Prêmio Abilux Projetos de Iluminação 2017

 

Em sua oitava edição, o Prêmio Abilux Projetos de Iluminação comprovou a sua maturidade e importância junto aos profissionais que atuam no setor, ao somar 149 inscrições de projetos de 50 escritórios diferentes. Um crescimento superior a 200% se comparado à edição de 2016 quando foram inscritos 42 projetos.

 

Dos 149 inscritos, a categoria com mais projetos classificados foi a comercial, com 38. As demais categorias ficaram assim representadas: residencial, 25; corporativo, 23; urbano, 20 e o Prêmio Especial de Iluminação Eficiente, 29.

 

Profissionais e escritórios de 22 cidades de oito estados concorreram. Do Estado de São Paulo vieram projetos da Capital, Boituva, Campinas, Limeira, São Carlos, São José do Rio Preto e São José dos Campos. Santa Catarina ficou em segundo lugar com inscritos de Blumenau, Florianópolis, Joinville, Palhoça e São José. O Rio Grande do Sul foi representado por profissionais de Caxias do Sul, Gramado e Porto Alegre e de Minas Gerais das cidades de Belo Horizonte, Juiz de Fora e Contagem. Brasília (DF); Pato Branco (PR); Recife (PE) e Rio de Janeiro (RJ) tiveram, cada um deles, um representante.

 

Os vencedores, primeiros, segundos e terceiros colocados das categorias em que o prêmio foi disputado, foram conhecidos em evento realizado no dia 19 de outubro de 2017, em São Paulo (SP).

 

 

Confira quem foram os vencedores do VIII Prêmio Abilux Projetos de Iluminação.

 

 

CATEGORIA RESIDENCIAL

 

1º LUGAR RESIDENCIAL: Casa Flamenco


Foto: Tuca Reinés (clique na foto para expandir)

Projeto: Casa Flamenco
Autores: Rodrigo Jardim e Fabiana Rodrigues
Escritório: Ilumination Strategic Design
Arquitetura: Bia Prado



2º LUGAR RESIDENCIAL: Casa 01


Foto: Mariana Boro e Sla Fotos

Projeto: Casa 01
Autora: Marina Makowiecky
Escritório: Allume Arquitetura de Iluminação


3º LUGAR RESIDENCIAL: Apto MB


Foto: Marcos Castilha

Projeto: Apto MB
Autor: Marcos Castilha
Escritório: Castilha Iluminação
Colaboradores: Brenda Lelli, Carina Tavares e Larissa Oliveira


 

CATEGORIA COMERCIAL

 

1º LUGAR COMERCIAL: Centro Cultural Japan House


Foto: Rafaela Netto

Projeto: Centro Cultural Japan House
Autor: Marcos Castilha
Escritório: Castilha Iluminação
Colaboradores: Brenda Lelli, Carina Tavares e Larissa Oliveira

 


2º LUGAR COMERCIAL: Basilica do Rio de Janeiro


Foto: Erik B. Pinto

Projeto: Basilica do Rio de Janeiro
Autora: Monica Ann Diniz
Escritório: Md Light

 


3º LUGAR COMERCIAL: Galeria de Arte


Foto: Roberta Bulle Fay

Projeto: Galeria de Arte
Autor: Renata Bodi
Escritório: Oficinamarela


 

CATEGORIA CORPORATIVO

 

1° LUGAR CORPORATIVO: Linx


Foto: Maíra Acayaba

Projeto: Linx
Autor: Rafael Leão
Escritório: Conforto Visual

 


2º LUGAR CORPORATIVO: Holding Empresarial São Paulo


Foto: Maíra Acayaba

Projeto: Holding Empresarial São Paulo
Autor: Gilberto Franco
Escritório: Franco Associados Lighting Design

 


3º LUGAR CORPORATIVO: Centro de Oncologia


Foto: Marcelo Donadussi

Projeto: Centro de Oncologia
Autoras: Marina Frigeri e Marilia Saccaro
Escritório: Fos Iluminação


 

CATEGORIA URBANA

 

1º LUGAR URBANA: Edifício Oriente Square


Foto: Miro Martins

Projeto: Edifício Oriente Square
Autor: Paulo Torniziello Rodrigues
Escritório: Paulo Torniziello Iluminação



2º LUGAR URBANA: Arena da Juventude


Foto: Leonardo Finotti

Projeto: Arena da Juventude
Autores: Luciana Constantin, Paula Carnelós e Eder Ferreira
Escritório: Acenda Projeto de Iluminação

 


3º LUGAR URBANA: Ed. Parque Avenida


Foto: Rafaela Netto e Renato Dalla Marta

Projeto: Ed. Parque Avenida
Autoras: Marcos Castilha
Escritório: Castilha Iluminação
Colaboradores: Brenda Lelli, Carina Tavares e Larissa Oliveira


 

CATEGORIA ESPECIAL EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

 

1º LUGAR ESPECIAL: Centro Cultural Japan House


Foto: Rafaela Netto

Projeto: Centro Cultural Japan House
Autor: Marcos Castilha
Escritório: Castilha Iluminação
Colaboradores: Brenda Lelli, Carina Tavares e Larissa Oliveira



2º LUGAR ESPECIAL: Holding Empresarial São Paulo


Foto: Maíra Acayaba

Projeto: Holding Empresarial São Paulo
Autor: Gilberto Franco
Escritório: Franco Associados Lighting Design

 


3º LUGAR ESPECIAL: Edifício Oriente Square


Foto: Miro Martins

Projeto: Edifício Oriente Square
Autor: Paulo Torniziello Rodrigues
Escritório: Paulo Torniziello Iluminação


 

Júri Oficial desta edição

Ivone Szabó

É lighting designer, sócia titular da MS+M arquitetos de iluminação. Formada pela FAAP em desenho industrial. Procura estar sempre atualizada em workshops e feiras sobre a profissão no Brasil e no exterior. Atua na área de iluminação desde 1990 e com projeto de iluminação desde 2004. Tem realizados no Brasil, na América doNorte e na África do Sul. Alguns dos seus trabalhos foram publicados na revista L+D. É associada a AsBAI (Associação Brasileira de Arquitetos de Iluminação).

 

Silvana Carminati

Presidente da ABD - Associação Brasileira de Design de Interiores. Formada em design de interiores pela Belas Artes SP e especializada em Liderança de Pessoas e Gestão de Negócios. É diretora de operações da Tree Consulting, empresa especializada na seleção e desenvolvimento de pessoas e líderes para área comercial com experiência de mais de 15 anos como executiva na área de gestão comercial em empresas do mercado de Arquitetura e Decoração.

 

Lucia Pirró

Coordenadora do curso de especialização latu sensu Lighting Design do Centro Universitário Belas Artes; doutora em arquitetura e urbanismo pela FAU da Universidade de São Paulo, onde fez sua graduação e mestrado. É LEED Accreditated Profissional atuando na área de arquitetura e urbanismo com ênfase em sustentabilidade e eficiência energética. Leciona na graduação e no mestrado profissionalizante dos cursos de arquitetura e urbanismo do Centro Universitário de Belas Artes de São Paulo.

 

Guinter Parschalk

Guinter Parschalk é arquiteto e lighting designer sócio titular do Studio IX. Arquiteto com pós-graduação em desenho industrial na Áustria. Atua nas áreas de design de produto, iluminação e percepção visual desde 1984, contando com projetos realizados no Brasil e inúmeros países da América do Sul, América do Norte, Europa e Ásia. Tem seus trabalhos publicados em diversas revistas e livros nacionais e internacionais e palestras realizadas sobre seu trabalho, cabendo destacar, Light & Building em Frankfurt, Euroluce em Milão, Light Focus em Londres, Biel em Buenos Aires e aula magna na UNAM, Universidade Autônoma do México.Tem desenvolvido diversos projetos com certificação LEED e AQUA.É membro de diferentes organizações de classe tais como a AsBAI (Associação Brasileira de Arquitetos de Iluminação), IALD (International Association of Lighting Designers), AsBEA, Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura e membro fundador do CBCS (Conselho Brasileiro de Construção Sustentável)

 

Carlos Fortes

Sócio titular do Estúdio Carlos Fortes Luz + Design. Responsável por diversas publicações no país, com destaque para sua participação no livro "Light & Emotions", pela Editora Birkhäuser (Basel / Suíça, 2011). Foi professor do curso de design de interiores do Senac SP. Ministra regularmente cursos livres na Faculdade de Arquitetura Belas Artes. Colabora com a revista L+D como articulista e fazendo a cobertura das feiras Light+Building (Frankfurt) e Euroluce (Milão).Formado em 1986 pela FAU-UFRJ, desenvolve projetos de iluminação e design de luminárias. Como designer de produto, criou luminárias para as empresas Lumini, La Lampe, Dpot (linha Samba) e Tok & Stok (linha Muxarabi). É membro fundador da AsBAI (Associação Brasileira de Arquitetos de Iluminação) e membro profissional das associações IALD (International Association of Lighting Designers) e IES-NA (Illuminating Engineering Society of North America). Em 2016, foi convidado a integrar o júri da 34ª edição da premiação anual do IALD – International Lighting Design Awards, em Chicago, EUA.

 

Edison Borges Lopes

Presidente da AsBEAAssociação Brasileira dos Escritórios de ArquiteturaArquiteto e Urbanista. É formado pela FAUUSP em 1987. Participou de projetos nas áreas industriais e comerciais tendo trabalhado na Enger, Promon, ALG e Pão de Açúcar entre outras empresas. Desde 2003 é sócio fundador da Argis. Desenvolveu projetos para lojas e shoppings para as redes Wal-Mart, Carrefour, SmartFit, Sodimac, REP, Pão de Açúcar, Cobasi, Best Center, Terral, HSI e Iguatemi entre outras. Associado à AsBEA – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura.

Entidades parceiras:

AsBai - Associação Brasileira de Arquitetos de Iluminação
Abd - Associação Brasileira de Designers de Interiores

 

Entidades apoiadoras:

ASBEA - Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura