Carregando...

  • Home
  • Notícias
  • ABNT NBR 5123:2016 - Rele foto controlador intercambiável e tomada para iluminação. Especificação e ensaios

ABNT NBR 5123:2016 - Rele foto controlador intercambiável e tomada para iluminação. Especificação e ensaios

A NBR5123 - Relé fotocontrolador intercambiável e tomada para iluminação: Especificação e ensaios - já está em vigor. A norma estabelece os requisitos de construção e desempenho e os procedimentos de ensaios aplicáveis ao relé fotocontrolador intercambiável, tomada embutida, tomada externa, capa isolada e capa ligada, para uso ao tempo, e destinados ao comando de iluminação em circuitos de baixa tensão de corrente alternada de 60 Hz (60 Hz e/ou 50 Hz).

O trabalho foi desenvolvido pela Abinee, fabricantes, concessionárias de energia, prefeituras, Abilux, instaladoras e demais interessados no desenvolvimento da iluminação pública brasileira.

A partir de então, as especificações técnicas dos compradores devem adequar-se às novas diretrizes. Abaixo, ressaltamos algumas:

Os fabricantes, em alguns editais e especificações, se deparam com a exigência do grau de proteção IP 67. Entretanto, não existem fundamentos técnicos que sustentem a necessidade de um grau de proteção IP 67 onde o relé pode ser submergido em uma coluna de água (submerso).  O grau de proteção IP máximo que a norma estabelece é IP55 ou IP65, conforme o tipo do relé fotocontrolador. Isso se deve ao fato de que, para aplicações de iluminação pública, não é necessário IP maior, pois em ambos o relé é protegido de poeira e de projeção de água em todos os sentidos.

É importante salientar que a norma NBR5123 versão 2016 está atualizada e alinhada com normas internacionais. Ela abrange especificações e ensaios tanto para soluções de relés de tecnologia eletromagnética quanto para relés de tecnologia eletrônica. Sendo assim é importante que as concessionárias, prefeituras e usuários finais utilizem a mesma de referência para suas aquisições.

ABNT NBR 5123:2016 Errata 1:2016

voltar